1. Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê?
“Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a Ginecologista Dra. Julia Campos “Não é preciso se desesperar se, no pós-parto imediato, parecer que ainda está grávida de seis meses. Isso é devido à grande retenção de líquidos pelas mudanças hormonais, o útero ainda está distendido e tudo isso se restabelece muito lentamente mas existem formas de acelerar o processo”, acrescentou Julia.
2. O tipo de parto interfere nesse tempo para o corpo voltar ao normal?
A recuperação do parto vaginal costuma ser mais rápida, pois a cesárea é uma cirurgia com corte de todas as camadas da barriga, além do próprio útero. Isso causa, em geral, mais desconforto e mais chances de complicações, como infecções, por exemplo, explicou a ginecologista. “Mas a maioria das mulheres utilizando de Cintas de Alta Compressão Ajustáveis se sentirá apta a começar caminhadas leves, por exemplo, em torno de 15 dias”, acrescentou.
3. Durante a gravidez, quais cuidados devem ser tomados para conseguir voltar ao corpo de antes depois do parto?
Alimentação balanceada, manutenção do peso, prática de atividades físicas, proteção solar para evitar manchas de hiperpigmentação, ingerir muito líquido (evite bebidas artificiais), usar cremes para hidratação da pele. “Quanto mais idade a mãe tiver, em geral, será mais difícil a recuperação do corpo. A cada gestação, também ficará mais complicado, pois a flacidez da pele tende a ser maior”, comentou a ginecologista Bárbara. " Uma dica que sempre dou durante a Gestação e que ajuda milhares de mulheres é o uso de Cintas de Sustentação que distribuem o peso da barriga alem de prevenir as estrias e a flacidez eu aconselho muito a Ergo Premium para isso" acrescenta a Especialista.
4. Após a gravidez, quais cuidados são necessários?
“A amamentação ajuda muito a perder o peso que ganhou durante a gestação”, disse a ginecologista. Alimente-se de maneira balanceada, a cada três horas, sem excessos de sal, gordura e açúcar. Inicie as atividades físicas assim que o médico liberar, começando com caminhadas leves com o bebê no carrinho. “Quanto ao uso de cintas de compressão, o assunto é controverso, mas aconselho somente 1 modelo em meio a tantos por ser 100% Ajustavél e com o uso à partir de 15 dias de Pós Parto por de 8h a 10h todos os dias a maioria das pacientes já notam os resultados à partir do 1 mes."